Internet das Coisas

Internet das coisas (IdC) ou Internet of things (IoT) faz parte da revolução tecnológica e do modo como nos relacionamos (e relacionaremos) com as tecnologias. Consiste em conectar as coisas (qualquer tipo de coisa física) entre elas e com o usuário via softwares e sensores inteligentes.

Tudo passa a estar comunicado entre si por inovações tecnológicas e cruzamentos de dados. Um exemplo prático são as Smart Cities (cidades inteligentes) onde a sua agenda está conectada com o seu relógio e com o app waze que informará imprevistos no trânsito e, consequentemente, enviará um alerta para você sair mais cedo.


Outro exemplo é a sua geladeira conectada com um organizador o qual emitirá para você a necessidade de tal alimento que acabou e que se encontra em promoção no mercado x. Podemos ter também a sua cafeteira programada para deixar o seu café pronto no momento em que você está estacionando o carro na sua garagem, as luzes se acendendo, o seu computador ligando e imprimindo o relatório específico de uma reunião que acontecerá via vídeo conferência da sua casa. Tudo isso será muito útil para a humanidade em situações das mais simples para as mais complexas como na organização do trânsito, na conexão direta entre médico e paciente de alto risco proporcionando maior controle, nas informações de distribuição alimentícia com o intuito de ter menos desperdício de comida, na economia de água nas irrigações dos jardins quando for acionada automaticamente conforme necessidade, na previsão para a agricultura da situação do solo/clima/equipamentos/produto, no alerta ao caminhão de lixo sobre onde é preciso realizar a coleta, dentre outros. O grande cuidado será sobre a privacidade e a relação entre a coleta desses dados, a segurança e proteção da informação, o armazenamento, fazendo um grande link com a importância de assuntos como LGPD/GDPR, Big Data, IA (temas para posts futuros). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *