Joint Venture

Joint Venture possui origem na jurisprudência norte-americana e consiste em mecanismos de cooperação entre empresas, ou seja, é um acordo comercial ou associação econômica. As empresas não compartilham apenas vantagens e lucros mas, também, conforme a própria tradução, dividem entre si riscos, prejuízos e custas.

Um exemplo de formação de uma Joint Venture se dá  quando uma empresa possui um vasto conhecimento em uma área e a outra possui recursos financeiros e, assim, se unem para juntar forças e alavancarem juntas. 


Nessa estratégia pode ser formada ou não uma nova empresa (joint venture societária e joint venture contratual). As grandes vantagens são: *oportunidade de crescimento; *acesso a novos recursos e tecnologias; *redução de custos e custos compartilhados; *possibilidade de abertura de novos negócios; *expansão para novos mercados e horizontes. Algumas desvantagens são: *por ser diferentes empresas trabalhando juntas pode haver um conflito de gestão/cultural/organizacional; *problemas de confidencialidade; *dificuldades na distribuição de ativos. O primeiro grande passo é fazer uma análise de negócio, SWOT, de gestão, de viabilidade. Depois, analisar as possibilidades de acordos e contratos e pesar as vantagens e desvantagens para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *