Latam e a crise do setor aéreo

O Grupo Latam Airlines pediu hoje, dia 26/05/2020, sua recuperação judicial nos Estados Unidos que inclui as subsidiárias Chile, Peru, Equador e Colômbia, devido aos impactos causados pela pandemia do coronavírus.

O objetivo da recuperação judicial é permitir a renegociação das dívidas com os credores dentro de um prazo estabelecido com o intuito de evitar o fechamento da empresa. Em abril houve uma redução de 95% dos voos do Grupo Latam e em maio houve a demissão de 1400 empregados das filiais dos países acima citados.⁣


O Brasil possui atualmente três principais companhias aéreas, quais sejam a Latam, Gol e Azul. As duas últimas já relatavam contas negativas bem antes da pandemia, com a Gol contabilizando um patrimônio negativo de R$ 7,1 bilhões e a Azul R$ 9,65 bilhões. Neste cenário, a Latam fechou 2019 com um patrimônio positivo de US$ 3,13 bilhões.⁣

Hoje o que tem sido reivindicado para evitar a falência das companhias aéreas é a negociação de abertura de linha de crédito por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e sua atuação como avalista da transação realizada por bancos privados com empréstimo via debêntures conversíveis (título de dívida de empresas) e ações (nas quais o Estado entraria como sócio). Estima-se um empréstimo na ordem de aproximadamente R$ 6 bilhões.⁣

A estimativa é a de que o setor aéreo só volte a se recuperar após 2023.

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