Meu whatsapp foi clonado. E agora?

Você teve o seu WhatsApp clonado. E agora?

Te ligaram do Ministério da Saúde, da campanha de vacinação do Covid, do INSS, de cursos e eventos da sua área de interesse, do banco de lojas com sorteios e promoções.

Foram bem profissionais e formais, confirmaram alguns dados seus, fizeram pesquisas, te convidaram para lives e eventos online ou solicitaram cadastros. Ao fina, para encerrar a ligação e para deixar registrado o contato, te pediram o código que foi enviado por mensagem e você passou.

Pronto. Você acabou de cair no golpe e teve seu whatsapp clonado. E agora, o que fazer?


Desinstale rapidamente o whatsapp e instale de novo. Cadastre nova senha. Desconecte o seu whatsapp de todos os locais conectados.

Se o criminoso instalou a verificação de dois fatores, erre a senha diversas vezes até bloquear o acesso dele.

Entre em contrato pelo e-mail support@whatsapp.com e informe que a sua conta foi clonada, juntamente com o seu ddd e número, bem como explique toda a situação pedindo a devolução de acesso para você e o bloqueio para o criminoso.

Ligue para a operadora do seu telefone e peça a suspensão temporária da sua linha telefônica clonada e, em seguida, a transferência para um novo chip.

Comunique todos os seus amigos, familiares, conhecidos sobre o ocorrido e peça para eles tirarem print das conversas e ligações e informe para não passarem qualquer quantia em dinheiro para o criminoso.

Registre o boletim de ocorrência no site da delegacia da polícia civil do seu estado, de preferência com todas as provas coletadas até o momento.

Verifique quais danos foram causados, junte provas e entre em contato com um advogado especialista para analisar o seu caso e ver possíveis indenizações cabíveis (já há condenações de operadoras de telefone e facebook que tiveram que ressarcir seus clientes).

Não se esqueça: nunca, em hipótese alguma, forneça o código enviado na sua mensagem para terceiros e não clique em links suspeitos dentro do próprio aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *