O que você precisa saber antes de contratar um Coworking?

Coworking são espaços ou estações de trabalho que possuem ambientes compartilhados e áreas privativas, atendendo autônomos e empresas por um preço bem considerável quando comparado ao custo de um negócio próprio.

Desde 2018 essa demanda tem crescido consideravelmente no Brasil e espera-se um “surto” dessas contratações no pós-pandemia, devido ao fato de que muitas empresas necessitarão reduzir custos, minimizar e reinventar seus espaços corporativos, reestruturar a quantidade de trabalhadores “in loco” e fazer novas parcerias para sobrevivência no mercado.

Porém, antes de fechar um contrato em um coworking, fique atento aos seguintes pontos:


*Diferente do que a maioria pensa, o contrato não é de aluguel e nem de prestação de serviços, mas sim, um misto entre esses. Por isso, não é aplicável ao empresário que utiliza esses espaços o Código de Defesa do Consumidor.

*Pense não somente na segurança e bem-estar dos seus funcionários, como também em como os seus clientes se sentirão naquele ambiente, se as regras abarcam benefícios para eles e se há responsabilidade pelo coworking ou pelo coworker (você) por danos causados a terceiros ou por estes;

*Observe se a responsabilidade dos débitos fiscais será solidária ou não entre o coworking e o coworker, pois pode ser que a sua empresa também precise recolher ISS (imposto sobre serviços);

*Veja quais são os serviços realmente necessários e o que de fato consta no contrato, evitando assim pagar a mais por serviços que não serão utilizados ou, então, para não ter posteriormente gastos extras;

*Analise quais são os bens valiosos da empresa e imprescindíveis para o trabalho, bem como se o coworking cobre danos por furto, roubo, acidentes, se há uma espécie de seguro ou se é necessário adquirir por fora.

Sempre leia os contratos, termos de responsabilidades e condições de uso, questione cláusulas duvidosas, negocie e, em caso de dúvidas, procure uma orientação jurídica empresarial para a prevenção e saúde do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *