Plano de negócios ou Plano empresarial

O Plano de Negócio, ou Plano Empresarial, é uma ferramenta de gestão importantíssima e imprescindível para empreendedores, sendo considerado um órgão vital da organização.

Para quem ainda não abriu uma empresa, o plano ajudará a ter uma visão completa do empreendimento, minimizará as chances de erros, vislumbrará as melhores estratégias e tomadas de decisões e garantirá maiores chances de sucesso. Para aqueles que já tem uma empresa, ele servirá como uma “reorganização da casa”, ajudando o empresário a dar uma reviravolta e a alavancar no ramo.


Primeiramente, deve-se observar e estudar o que é o seu negócio, como está o mercado para essa área específica, quem são os seus concorrentes, quem é o público-alvo, onde estão os clientes e o que eles procuram. O segundo passo consiste em entender qual é o seu diferencial, como você irá posicionar o produto no mercado, qual será o nível de qualidade e preço, qual nicho você abarcará. Em terceiro lugar deve-se analisar o local estratégico do negócio, o número de funcionários necessários, quem serão os fornecedores, planejamento financeiro, despesas, investimentos, lucros, retornos, reservas de emergência, planejamento de marketing. Como quarto ponto, é preciso avaliar o enquadramento tributário, societário e trabalhista. Em seguida, um quinto aspecto é fazer uma análise SWOT (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), simular diversos tipos de cenários e possíveis estratégias a serem adotadas. Por último, após ter a visão do todo, estabelece-se a visão, missão, valores, objetivos, metas de curto/médio/longo prazo e a cultura do empreendimento. Um plano de negócio, quando bem feito e estruturado, garante a saúde da empresa, o controle dos riscos, prepara saídas de emergências se necessárias, auxilia em tomadas de decisões mais céleres e seguras e proporciona maior sucesso para o empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *