Quando um cliente liga para a sua empresa, são colhidos dados como nome completo, telefone, e-mail, endereço? Todos esses são dados pessoais.
Quando você contrata alguém você pede profissão, currículo, foto, carteira de trabalho, experiências anteriores, exames médicos, biometria para ponto? Todos esses são dados pessoais.
Como que todos esses dados entram, circulam, permanecem, ficam armazenados e saem do seu negócio? Eles passam pelas mãos de quem e de quais setores? Como estão armazenados em meio físico (bloco de anotação, pasta, xerox, agenda) e em meio digital (nuvem, rede interna, e-mail, softwares, área de cliente dentro de um site)?
Você sabe responder quais são as finalidades (para que) e as bases legais (fundamentos, amparo legal) desses dados conforme preceitua a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Quem é o responsável por cada dado?
Para entender exatamente quais dados pessoais circulam no seu negócio é preciso fazer um mapeamento de dados. Com ele será possível enxergar todos os dados, saber quem tem acesso, ver quais são os riscos e problemas envolvidos, fazer uma análise correlacionando a base legal com os princípios da LGPD e buscar as soluções para estar em conformidade.
Como fazer esse mapeamento? Não perca nosso próximo post com um passo a passo e se inscreva no nosso evento online e gratuito, nos dias 01, 02 e 03 de março, “Implementando a LGPD na sua advocacia”. Lá você vai encontrar a mão na massa do mapeamento de dados em um caso concreto