A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.

Super recomendação de leitura: “A estratégia do oceano azul – como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” – W. Chan Kim, Renée Mauborgne.

Geralmente as empresas trabalham com 3 vertentes: *diferenciação (se destacam dos concorrentes); *liderança em custos (abaixam o preço em relação aos concorrentes); *exploração de um nicho (atendem um público bem particular). Esse livro mostra como fugir disso e garantir o sucesso da sua marca.


Primeiramente é preciso entender o oceano vermelho, aquele local extremamente competitivo, com regras pré-estabelecidas, o mercado tentando abocanhar o máximo possível, com uma obtenção de lucro e crescimento bem pequeno, foco em superar a concorrência, estratégias “mais do mesmo”. O oceano azul consiste em desvendar um território ainda pouco explorado, utilizar técnicas de demandas e atrativos para esse novo negócio, alta margem de lucro, há inovação de valor. Dicas do livro: *concentrar-se no panorama geral, não nos números; *é sim possível diferenciação com baixo custo; *criação de um mercado inexplorado; *entender e abraçar as oportunidades.

Tenham uma ótima leitura.

Débora Minuncio Nascimento

Advogada Corporativa, Digital, Proteção de Dados & Compliance

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