O mapa de posicionamento de mercado consiste em colocar as empresas referências e concorrentes em quadrantes baseado em como os consumidores percebem aquelas marcas e seus diferenciais.
É através desse mapa que o empresário consegue ver quais são os produtos e serviços mais relevantes dentro do seu ramo de atuação.
Primeiramente, faça uma pesquisa de mercado dos seus concorrentes. Busque dados reais e palpáveis como no SEBRAE IBGE, FIEG, Associações Comerciais, etc.
Em seguida, trace duas linhas (uma vertical x e outra horizontal y, formando um “+” e, assim, terá quatro quadrantes). Coloque variáveis nesses eixos como maior e menor preço, melhor e pior desempenho, mais tradicional e mais moderna, mais e menos conhecidas pelo público, dentre outros.
Coloque as empresas concorrentes nos eixos conforme os dados obtidos pela sua pesquisa. É semelhante a preencher o gráfico cartesiano da época do ensino médio.
Por fim, analise onde a sua empresa se encontra nesse gráfico e onde você quer estar.
Com esse panorama em mãos o empresário fica conhecendo quem são seus verdadeiros concorrentes e como eles agem, bem como possui um mapa metrificado do que ele precisa traçar de estratégias para chegar aonde deseja.